quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A vida do Livreiro A.J. Fikry


O livro tem uma excelente narrativa que se mistura com diálogos bem esquematizados trazendo uma simplicidade e uma riqueza na leitura que agrada. A autora escreve de uma forma que leva o leitor a penetrar na história de e cair na imaginação de tudo que acontece e do ambiente ao redor, como se fosse real naquele momento, você se sente dentro da livraria do A.J. Confesso que a linha do tempo que ela escolheu entre um fato e outro me conquistou mais ainda pois apesar dos detalhes ela não é exagerada demais deixando a leitura pesada e cansativa, desenvolve a narrativa de modo que estimule cada vez mais as viradas de páginas e a descobri o que vai acontecer com cada personagem e suas história que acabam se entrelaçando como uma teia de aranha.
Tudo acontece quando um livreiro viúvo dono da única livraria em Alice Island é colocado como protagonista, o que particularmente me agradou muito, de frente aos  seus desafios de prosseguir com a vida após a morte de sua esposa em um acidente de carro e a perca do seu livro mais querido o Tamerlane, a sua volta o seu relacionamento com as pessoas é afetado por isso o tornando na maioria das vezes um homem chato e impaciente para elas.
Em uma noite ele ganha um presente que no meu ver é algo do destino, que vai lhe proporcionar mudanças de rotina, mudanças no seu estilo de vida dando lhe novas experiências e proporcionando um convívio melhor com as pessoas, como o novo amigo Lambiase, delegado  da cidade que presenciou o acidente de sua esposa muitos anos antes e após alguns acontecimentos recentes na livraria começou a frequentar mais e vai se tornar um grande amigo. Tem também a sua cunhada que tem sua visão de caráter mudada com o tempo sobre a pessoa dele e ai passar por problemas que lhe trará para mais próxima de A.J.
Outra personagem ilustre é uma nova representante da  editora que fornece livros para sua livraria irá se torna uma amiga muito especial que vai ajuda-lo nessa nova fase, mesmo depois dele a tratar mal em seu primeiro dia de visita a livraria e uma outra personagem que não vou dizer quem é mas será a peça chave de toda essa trama depois da noite que mencionei acima na livraria.
Sinceramente fiquei com muita vontade de morar em Alice Island e ter uma livraria, para quem já teve a ideia esse livro é apaixonante. 
O livro é muito doce e cheio de momentos delicados que tiram sorrisos e lágrimas durante a leitura mas no final passa uma grande lição de vida. Tem também as notas que são escritas pelo protagonista para alguém em especial que são bastante reflexivas a cada inicio de capítulo, usando as vezes de dizeres dos autores famosos em seus livros. 
Outra coisa que também me cativou foi isso, a referência que a autora coloca de muitos livros é algo impressionante e como não poderia deixar de ser já se trata de uma história que passa ao entorno de uma livraria de uma pequena cidade. 
Para quem está interessado em ler garanto que vai adorar e em uma tarde tranquila vai ler e se emocionar, poderá aprender que a vida tem muito a nos ensinar sem que se possa desistir no final, pois tudo vai além do que imaginamos e as conquistas que temos vai além da vida que levamos.
A diagramação e a tipografia do livro ficaram muito boas e a capa é aquela que você vê na prateleira e quer que esteja entre sua coleção de tão linda. A editora Paralela teve muito cuidado com a obra e isso demonstra carinho a autora que entrou com certeza na minha lista de autores favoritos.



Essa é mais uma dica para vocês correrem e comprarem um presentão de leitura para aquela pessoa em especial que você quer demonstrar um carinho muito grande assim como a autora fez montando seus personagens.


Editora: Editora Paralela
Páginas: 192
ISBN: 978-85-65530-66-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário